Comemorado em 15 de setembro, o Dia do Cliente vem se tornando uma importante data no calendário das empresas que desejam fidelizar o seu público ou mesmo aumentar as vendas. Afinal, além de homenagear seus clientes, muitas marcas têm aproveitado a data para realizar promoções especiais.
Para se ter uma ideia, segundo pesquisa com base nos dados da Neotrust, o e-commerce brasileiro movimentou cerca de R$ 6 bilhões no dia do Cliente 2021. Esse valor representou uma alta de 22% em relação ao ano anterior.
Mas não é só para aumentar as vendas que a data deve ser olhada com atenção pela empresa. O objetivo principal é valorizar o relacionamento com aquele que dá nome ao dia, o seu cliente.
Quer saber mais e conferir dicas para aproveitar a data? Então você está no lugar certo!
Por que foi criado o Dia do cliente?
Criado em 2003 pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, o Dia do Cliente foi aprovado primeiro no Rio Grande do Sul, mas logo ganhou espaço no calendário de cidades até que, em setembro de 2019, foi definido pela Câmara Federal, em Brasília, como data oficial.
O objetivo é homenagear e valorizar os consumidores, sendo uma ótima oportunidade para as empresas estreitarem as relações para fidelizar e engajar clientes.
Porém, não há como negar também a importância da data para incentivar as vendas em um mês que tradicionalmente era de baixa. Por isso, muitas marcas investem em estratégias e campanhas com o objetivo de aquecer os resultados comerciais.
Já para os consumidores, em especial em áreas como e-commerce, o Dia do Cliente também gera expectativa por uma comemoração, seja com descontos, conteúdos exclusivos ou com um lembrete especial.
A importância da experiência e do atendimento ao cliente na data
Vale ressaltar que não adianta pensar em ações para atrair clientes se o atendimento e a experiência ao se relacionar com a marca não forem de alta qualidade.
Fundamental para a fidelização, a personalização e a eficiência no contato entre a empresa e o cliente ajudam a criar experiências marcantes.
Além disso, a qualidade de atendimento é considerada como essencial no processo de decisão de compra para 94% dos consumidores entrevistados na pesquisa do portal Mercado & Consumo.
Tratar bem o seu cliente em todos os pontos de contato já é uma necessidade das empresas que desejam construir bons e duradouros relacionamentos. O Dia do Cliente é, portanto, uma ótima oportunidade de fazer ainda mais, surpreender e aproximar o público da marca.
6 ideias de sucesso para comemorar o Dia do Cliente 2022
Assim como em qualquer data sazonal, como Black Friday e Natal, é importante planejar as ações e estratégias para garantir bons resultados no Dia do Cliente. O primeiro passo será justamente definir quais os resultados que serão buscados no período, ou seja, qual o objetivo da ação.
Como vimos acima, a data pode ser uma oportunidade para:
- Aumentar a satisfação do cliente;
- Diminuir o churn;
- Reativar ex-clientes;
- Realizar crossell e upsell;
- Melhorar e prolongar o relacionamento.
Com os objetivos bem definidos ficará mais fácil pensar nas melhores estratégias para comemorar o Dia do Cliente. Confira agora algumas ideias que podem ajudar a sua empresa a aproveitar a data:
1 – Capriche no bom atendimento
Como já citamos acima, o cliente quer ser bem atendido o ano todo, mas em datas especiais essa expectativa é ainda mais alta. Por isso, é importante preparar o seu atendimento para lidar com um maior volume de contatos e, ainda assim, manter a alta qualidade em todos os canais.
É possível criar abordagens específicas para o Dia do Cliente e focar na personalização para que o consumidor se sinta especial. Para isso, o treinamento e o preparo da equipe é fundamental.
Garanta que o atendimento seja eficiente e empático, oferecendo sempre a opção de contato humanizado. Isso ajuda a melhorar a experiência e o relacionamento com o cliente.
2 – Planeje uma campanha especial
Seja com o objetivo de atingir novos, resgatar antigos ou mesmo ativar a sua base de clientes, uma campanha bem planejada para o Dia do Cliente pode trazer bons resultados.
É possível criar uma identidade visual específica para a data e realizar diversas ações de marketing como o envio de e-mails, a disponibilização de banners no site ou mesmo anúncios direcionados.
Assim, quem tiver contato com a marca saberá das ofertas e/ou comemorações da sua marca. É importante que a equipe de atendimento esteja alinhada sobre o que está sendo destacado, para assim manter a comunicação e garantir a boa experiência do cliente no dia.
3 – Realize lançamentos
O Dia do Cliente é também uma ótima oportunidade para a empresa avisar seus clientes sobre o lançamento de novos produtos, serviços ou funcionalidades, por exemplo.
Além de aproveitar a data especial para chamar a atenção do público, ao informar em primeira mão aos seus principais clientes, a empresa passa a sensação de exclusividade e o consumidor se sente valorizado.
Outra oportunidade é criar produtos ou soluções específicas para a data, com vendas limitadas.
4 – Recompense seus clientes fiéis
Conseguir fidelizar clientes e construir os chamados promotores da marca é uma tarefa árdua e constante das empresas. Por isso, ao conquistar um cliente fiel é preciso valorizá-lo e, para isso, não há data melhor do que o Dia do Cliente.
Enviar descontos, ofertas e cupons é uma boa estratégia, mas é ainda mais válido agradecer e mostrar que ele é importante para a empresa.
5 – Aproveite os diversos canais
A comunicação entre marcas e clientes atualmente já é multicanal e omnichannel. Afinal, o consumidor está em diversos canais digitais e quer poder se relacionar com as empresas por onde ele preferir.
Por isso, no Dia do Cliente é importante também estar presente onde o seu público está. Com o conhecimento sobre o perfil e canais preferidos, é possível criar campanhas e ações específicas.
As redes sociais, por exemplo, são ótimas para a divulgação de uma promoção especial para clientes. Já ferramentas como o WhatsApp podem servir para abordagens mais personalizadas e diretas para aqueles contatos mais próximos.
A dica é explorar os diversos canais da empresa, mantendo a qualidade da comunicação em todos eles.
6 – Não esqueça do pós-venda
Um erro bastante comum das empresas que realizam ações em datas sazonais é não acompanhar a qualidade da experiência no pós-venda.
Por mais que os resultados de vendas sejam positivos, se os processos seguintes não têm qualidade a satisfação do cliente certamente irá cair, gerando reclamações, cancelamentos e prejuízos para a reputação da marca.
Por isso, é importante também garantir um ótimo pós-venda no Dia do Cliente. Se a empresa atua com entregas, os processos de logística devem ser projetados para atender a alta demanda sem gerar atrasos ou insatisfações.
Além disso, o atendimento também deve garantir a resolução de possíveis problemas com agilidade e eficiência. Assim, a experiência do cliente é completa, ajudando a fidelizar ainda mais e manter o consumidor engajado com a marca.
Conclusão
Com essas dicas aplicadas no seu atendimento e na sua operação, contando com um planejamento e preparação antecipada das equipes, temos certeza de que os resultados com as ações do Dia do Cliente serão muito mais positivos para a empresa e para os homenageados do dia.
Oferecer boas experiências em períodos de alta demanda ajuda na reputação da marca e na construção de relacionamentos mais duradouros e rentáveis para a empresa. Por isso, deve ser visto como uma estratégia de longo prazo e não apenas para resultados imediatos.
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Como a Pulse Solution pode ajudar no bom atendimento para a Black Friday?
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