UX Writing consiste em um modo de escrever com o foco 100% em deixar a experiência do cliente otimizada, usando textos claros, diretos e eficazes para o público. Os textos são criados de forma que ajude o público a executar uma ação de forma fácil, sem gerar dúvidas e problemas.
E com consumidores cada vez mais exigentes, focar em ações e planos que levem a experiência do usuário em consideração está ganhando destaque dentro de diversos mercados devido ao quão benéfico isso pode ser para os negócios, já que segundo pesquisa, 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais com empresas que proporcionem uma boa experiência.
E se você quer saber mais sobre essa nova estratégia de construção de texto, que pode agregar muito na experiência final que seu público terá com seus produtos e/ou serviços, é só seguir com a leitura!
O que é UX writing?
É recente que o termo UX – user experience – está ganhando notoriedade e que mais empresas estão entendendo a importância de ter equipes focadas em pensar estratégias que resultem em experiências e soluções amigáveis e intuitivas.
Então imagine só quando falamos de UX Writing e da sua importância!
O profissional que trabalha com esse modelo de escrita estratégica orienta a forma que constrói seus textos para que o usuário, ao acessar seu site, aplicativo, ou algum outro material da empresa, consiga entender de forma clara as ações que deve realizar para completar a sua jornada.
E por “texto” estamos aqui falando desde parágrafos explicativos até o que é conhecido como “microcopy” que, como o próprio nome sugere, são textos pequenos, como por exemplo o que vai estar escrito em um botão.
Esse tipo de escrita se baseia em mais do que “escrever bem” ou “ser convincente” como quando estamos aplicando técnicas de copywriting (falaremos da diferença entre os dois modelos mais para frente no artigo). Ele consiste em fazer a escolha de palavras e gatilhos através de dados, sempre tendo em mente como isso poderá afetar e melhorar a experiência do usuário.
E estamos batendo tanto na tecla da “experiência” que talvez você esteja se perguntando se é realmente tão importante assim que sua empresa tenha equipes focadas em melhorar esse ponto.
Bem, além desse ser um fator importante para ações que visam fidelização de clientes, em pesquisa feita pela Octadesk, 86% dos entrevistados disseram dar preferência para consumir com empresas que oferecem uma boa experiência!
Mas, voltando para as explicações sobre UX Writing, como dissemos anteriormente, uma das funções desse profissional é conhecer bem o seu público e a sua voz, para que as escolhas de palavras e termos usados sejam o mais assertivas possíveis.
Em parceria com um UX Research (profissional especializado em pesquisa e testes) e profissionais de Arquitetura da Informação (focados no planejamento e construção da usabilidade e hierarquia das informações), a pessoa que trabalha com UX Writing deve, no seu dia a dia, participar de testes, entrevistas, coletas e análise de dados.
Assim o contato com o público fica bem próximo e a coleta de informações mais rica e facilitada.
E então, com esses dados em mãos, é possível montar um guia de escrita (conhecido também como “dicionário de vocabulário controlado”), arquivo que documenta os resultados dos testes e que registra termos e construções que deverão ser usadas, já que foram validadas com o público.
Também podemos desdobrar nossa persona, voz e tom de voz baseadas nessas informações.
E é por isso que dissemos que UX writing é a escrita baseada em dados!
Diferença entre UX writing and copywriting
Uma dúvida muito comum entre quem começa a estudar UX ou então entre profissionais de outras áreas que querem fazer essa migração, é como que o UX Writing se diferencia de outros modelos de escrita, principalmente o Copywriting.
Mas antes de falarmos sobre as diferenças, vamos falar sobre as semelhanças!
Os dois tipos de escrita pedem que o profissional da área mergulhe de cabeça na cultura da empresa e saiba tudo sobre seus produtos e/ou serviços oferecidos. E se já existir algum tipo de persona, voz e tom de voz, é esse profissional, independente se copywriter ou UX writer, que deve ser seu grande defensor e divulgador perante outros departamentos.
Mas as semelhanças acabam aqui, já que seus objetivos finais são bem diferentes.
Enquanto, como já vimos acima, um profissional de UX Writing tem como objetivo na hora da produção de texto facilitar a jornada do cliente deixando toda informação clara e direcionada, quem trabalha com copywriting está mais focado em “conquistar” os leads com técnicas de convencimento e envolvimento, visando como o aumento das vendas.
Podemos inclusive dizer que o UX writing tem uma visão mais técnica da construção de texto e o Copywriting tem uma visão mais criativa da escrita.
Mas isso não significa que um UX Writer não deva também ter um pensamento criativo: a criatividade deve estar presente sempre, mas aqui envolta junto de uma boa camada de dados e definições!
Dicas para aplicar um bom Ux Writing
Escute seu público
Nós já falamos sobre a importância de escutar seu público, mas agora vamos destrinchar um pouco mais esse ponto.
Acompanhar de perto seu cliente e ter alguns checkpoints para verificar com ele como está o nível de satisfação com seu produto ou serviço é algo fundamental para o profissional que quer mandar bem na assertividade da linguagem.
Para isso é importante que você crie um ambiente amigável e de escuta ativa para que as pessoas se sintam confortáveis em deixar suas opiniões.
Não se esqueça: todo feedback que seu público te forneça pode ser transformado em dado e usado como artifício para basear mudanças e transformações na sua empresa!
Crie um guia de escrita
Depois que você conversou com seu público, ouviu seus feedbacks e validou com ele algumas partes do processo, pode pegar essas informações e aplicar para otimizar o workflow, ou em português, fluxo de trabalho.
No seu guia de escrita devem estar as conclusões obtidas a partir das conversas com os usuários, tudo que for ajudar a equipe de Ux Writers a conseguir ter base para, não só padronizar a linguagem, mas ser claro e conciso com o público.
Ter registrados os termos e palavras que o público prefere e está mais acostumado é uma parte muito importante para o trabalho do profissional de UX Writing.
Além dessa definição de termos, também é de extrema importância deixar registradas a voz e o tom de voz que a empresa vai seguir. É definir o “espírito” da empresa, o humor que a marca vai imprimir nos seus textos.
Se, por exemplo, durante as conversas e pesquisas, vocês viram que seu público aceita melhor que seus e-mails começam com uma saudação mais informal como um “E aí, beleza?”, por qual motivo você escolheria usar algo que soe mais formal quanto um “Olá, boa tarde”?
Seja claro
Esse é um dos principais pontos para um UX Writer, e que com os passos anteriores bem redondinhos, fica mais tranquilo de conseguir alcançar.
Quando você usa os termos definidos no guia de escrita, com frases num tom que seu consumidor compreende, as possibilidades de deixar a mensagem clara aumentam.
Mensagens curtas, claras e sem enrolação são fundamentais para uma boa experiência.
Aqui vale também pontuar a importância do trabalho em equipe: um produto ou solução que não seja, desde a ideação, trabalhado de forma coletiva com profissionais diferentes assessorando escolhas e decisões, provavelmente não vai ser tão amigável para o usuário conseguir realizar tarefas com clareza.
De nada adianta um conteúdo direto se a arte não facilita a experiência do usuário e vice-versa!
Estude sempre
Ux Writing é uma área relativamente nova, e como toda novidade, sempre surgem novas facetas, ferramentas e assuntos para aprender sobre.
É muito importante que o espírito de desbravador seja cultivado por quem quer trabalhar nessa área e que esse profissional tenha em mente que tudo pode mudar em um curto período de tempo!
Mantenha-se atualizado através de cursos, fóruns e comunidades que falem sobre UX, troque ideia com profissionais com senioridade maior e não se acomode com o conhecimento que você tem hoje.
Agora que você já sabe como o UX Writing pode ser um grande aliado para a criação de um relacionamento, que tal ir além e entender melhor como nossas equipes aqui da Pulse Solution, podem te ajudar a construir estratégias de atendimento focadas em Customer Experience?
Estamos esperando por você!