Sem dúvida, a Black Friday é um evento muito importante para as empresas em todo o Brasil. Mais do que nunca, é preciso se preparar com antecedência, atender às expectativas dos consumidores e oferecer descontos atrativos na sua loja virtual. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para sua empresa vender mais na Black Friday.
Antes de tudo, para entender a magnitude dessa data, só em 2020, as vendas somaram R$4 bilhões, 25% a mais do que em 2019. Já a tendência para 2021, é que essa soma cresça ainda mais que o perfil de consumo também mudou. Por isso nossa primeira dica é:
1) Comece a Black Friday antes
Se sua empresa deseja investir na Black Friday com o objetivo de vender mais, saiba que a Black Friday dentro da sua empresa precisa começar com meses de antecedência.
Os meses de outubro e novembro são certamente os mais importantes. Levando em consideração todo o tempo de pesquisa praticado pelo mercado para a decisão da compra no dia da Black Friday em si, é preciso entender que seu cliente estará pesquisando e se planejando para comprar na Black Friday.
Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado.
2) Prepare-se
O ano passado comprovou uma tendência que já vinha se desenhando antes da pandemia: as vendas do varejo digital aumentaram durante todo o mês de novembro, e não somente nos dias em torno da Black Friday.
Se você deseja vender mais durante a Black Friday, você precisa estar preparado para o aumento da demanda. Isso inclui:
- Garantir que o estoque dos produtos que entrarão em promoção esteja bem abastecido;
- Seu planejamento logístico de entregas esteja alinhado,
- E sobretudo, que a sua equipe de vendas esteja apta a atender mais clientes sem perder a qualidade.
Leia: Como garantir atendimento de qualidade na Black Friday
3) Analise dados históricos
Nunca foi tão fácil ter acesso à dados, então porque não usá-los a seu favor? Além de se planejar, é muito importante aprender com os acertos e erros.
Uma das dicas para vender mais na Black Friday de 2021, é entender as razões que levaram seu cliente a comprar ou não de você, para que caso seja preciso, você possa fazer diferente.
Além disso, é importante observar qual o comportamento do consumidor para que ações sejam planejadas.
3) Estude o que seus concorrentes estão fazendo e ofereça algo melhor
Estratégias de benchmarking são sempre um bom ponto de partida para o planejamento de datas sazonais.
Saber quais marcas estão se destacando no seu nicho de mercado, quais foram as estratégias antes e durante a Black Friday 2020, e como estão se posicionando para a edição deste ano pode ser o primeiro passo que você dará para se destacar.
Assim, dedique um tempo a estudar e realizar pesquisas de mercado, eles serão essenciais para você otimizar os resultados da sua marca nessa Black Friday.
4) Invista em atendimento de qualidade ao seu cliente, aproveite as oportunidades e faça mais do que o básico, encante o seu cliente.
Sem dúvida, ter um bom atendimento ao cliente na antes e durante a Black Friday é crucial e cada vez mais relevante até mesmo no processo de decisão de compra.
Ter clientes satisfeitos durante os meses que antecedem aumenta as chances de comprarem da sua marca na Black Friday. Pois um dos principais pontos de atenção de quem pesquisa empresas para fazer suas compras, são os reviews deixados por quem já comprou.
Assim, seu objetivo nos meses que antecedem e durante a Black Friday é garantir uma boa experiência de compra, ter uma comunicação clara sobre prazos de entrega e políticas de trocas para que seu cliente se sinta confiante e compre de você.
Leia também: O que é Customer Centric, e como essa cultura ajuda a fidelizar clientes?
5) Esteja disponível nos principais canais
Vivemos na era digital, cada vez mais nos tornamos mobile first e as possibilidades de comunicação entre empresas e consumidores se tornam mais plurais. Portanto, não faz muito sentido a sua empresa estar disponível em apenas um canal de atendimento.
Desta forma, entenda os hábitos do seu cliente e esteja ativo nos principais meios de contato em que ele está presente.
Para facilitar a comunicação, vale a pena investir também em ferramentas CRM, que centralizam vários canais digitais em uma única plataforma e proporcionam uma comunicação omnichannel da sua marca com o cliente.
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