A régua de relacionamento com o cliente é a estratégia que engloba uma série de ações para construir e analisar o nível de consciência do consumidor perante a sua marca.
Ou seja, trata-se do termômetro que mede o nível da relação.
Quando pensamos no relacionamento com o cliente, devemos considerar que, para mantê-lo saudável, feliz e duradouro, temos que praticar a arte da conquista dia após dia.
Do primeiro “encontro”, quando tudo está em análise e cheio de questionamentos, para os encontros recorrentes com progressos diferentes, até, finalmente, a certeza, ou seja, a compra.
Quando se trata de levar um consumidor ao ato final de adquirir o seu serviço ou produto, não há nada mais encantador do que criar uma excelente relação com ele.
Logo, uma das estratégias que vem ganhando cada vez mais destaque dentro das empresas é a régua de relacionamento com o cliente.
Essa técnica tem como principal missão estreitar a relação da empresa com os consumidores. Também visa atingir clientes em potencial por meio da nutrição de leads.
Uma régua de relacionamento padroniza o que deve ser feito ao longo da jornada de compra para fazer o cliente avançar no funil.
O objetivo é sempre fidelizar e mantê-lo satisfeito com a sua empresa, possivelmente comprando com recorrência.
Por mais que pareça só lidar com os clientes dentro da sua base, essa estratégia vai muito além.
Ela está relacionada também às ações de outbound, inbound marketing e até mesmo no desenvolvimento de produtos ou serviços.
Como montar uma régua de relacionamento com o cliente?
A régua de relacionamento varia de acordo com o que você julga necessário na comunicação com seus clientes.
No entanto, há algumas dicas a serem seguidas para que você consiga estruturá-la da melhor maneira. Confira abaixo:
- Analise seu público-alvo e persona
Na hora do desenvolvimento, o ideal é justamente pensar no seu público. Ou seja, nas pessoas com quem a sua marca vai se relacionar.
A ideia, aqui, é saber exatamente como falar com eles e dar aquele toque diferente na experiência dos consumidores com a sua empresa.
- Avalie a jornada do cliente
O próximo passo é dar uma olhada na jornada do cliente e nas ações que podem ser tomadas em cada etapa.
Em cada uma das fases, o consumidor terá dúvidas e necessidades diferentes. Cabe à empresa saber como agir em cada momento para levar o potencial cliente até a decisão de compra.
- Analise os canais e crie conteúdo personalizado
Depois de mapear a jornada do cliente na sua empresa, você pode começar a planejar os pontos de contato com os clientes.
Algumas ações podem ser aproveitadas para aproximar os seus clientes: primeiro contato; produtos visitados; ofertas; pós-venda; newsletter; marketing relacionado; aniversário.
- Crie fluxos de nutrição adequados
Para ajudar esse potencial cliente a entender a necessidade ou até mesmo seu produto, é preciso nutri-lo.
Os fluxos de nutrição são feitos por meio de e-mails com conteúdo útil ao lead.
Entretanto, esse conteúdo não é aleatório. Ele muda de acordo com a posição em que o cliente está na jornada, de modo a fazê-lo avançar até a compra.
Ressignificando a relação
As réguas de relacionamento cumprem um papel importantíssimo na sua estratégia de marketing.
Em união com a sua equipe de atendimento, é ela que vai manter o seu cliente engajado com a empresa.
Afinal, quando ele usufrui de uma boa experiência tende a recomendar seus serviços e produtos, consequentemente, aumentando as vendas e os lucros.
Vale a ressalva que o ideal é ter sempre em mente a criação e o trabalho nas réguas de relacionamento de modo contínuo, sempre lado a lado com um atendimento eficiente e humanizado.