Você já avaliou se vale buscar um outsourcing de atendimento para a sua empresa?
Ter um atendimento de qualidade demanda estrutura e equipe qualificada. Isso significa que é necessário conhecimento, tempo e investimento quando o objetivo é estruturar uma área de atendimento que proporcione uma boa experiência ao consumidor.
Nem todas as empresas, no entanto, contam com esses três fatores internamente.
Para casos como esse existe o serviço de outsourcing de atendimento.
Outsourcing significa, basicamente, buscar recursos externos para solucionar um problema interno.
Ou seja, quando uma marca encontra alguma necessidade em sua operação, ela busca ajuda de outras empresas especializadas para comprar sua expertise.
O que difere o outsourcing da terceirização é a atuação em forma de parceria estratégica. Mais do que apenas oferecer o serviço, a contratada atua lado a lado com a contratante, da estratégia à operação, para oferecer uma solução mais completa.
No caso do atendimento, as empresas de outsourcing também vão além de simplesmente atender o cliente em nome de uma organização
A ideia é realmente contribuir para a operação com mão de obra, estratégia e todo o know-how que possui para transmitir isso externa e internamente na empresa que contrata.
Quais são os benefícios do outsourcing de atendimento?
A maioria das empresas sofre na implementação de uma nova área. Mas é possível começar a área de atendimento com o pé direito, fazendo o outsourcing.
Como falamos acima, estruturar esse um setor custa conhecimento, tempo e investimento.
De outro lado, empresas que oferecem outsourcing englobam equipes capacitadas, profissionais especializados e toda a infraestrutura necessária para um bom atendimento ao consumidor.
Uma empresa que faz esse tipo de serviço trabalha com diversas empresas, fazendo com que o custo seja reduzido para quem contrata.
Assim, fica mais fácil investir para tornar o atendimento ao cliente ainda melhor.
Além disso, quem estará a frente do seu atendimento serão profissionais com uma vasta experiência na área de atendimento, buscando sempre trazer os melhores resultados e aumentar cada vez mais a satisfação do cliente.
É como implantar a melhor equipe possível para a sua empresa, mas sem levar o ônus da implementação e criação de estratégias, muito menos todo o investimento financeiro para isso.
O outsourcing prejudica o atendimento humanizado?
Em um primeiro momento pode parecer que, ao montar uma operação externa, os profissionais de atendimento estarão distantes dos valores da empresa.
Ao ser bem executado, porém, o outsourcing pode se tornar um verdadeiro braço para ajudar a marca a se conectar melhor com seus clientes.
Os profissionais responsáveis pelo atendimento ao cliente, mesmo que de fora, precisam ser bem instruídos quanto aos conceitos e a missão da marca.
Assim, poderão exercer corretamente a função e entregar a experiência que a empresa visa ser ideal ao cliente, com um atendimento humanizado e resolutivo.
Podemos concluir que o outsourcing é uma excelente solução para empresas que ainda não têm a capacidade interna de estruturar um setor de atendimento eficiente, humanizado e resolutivo.