O Dia do Consumidor é uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás somente da Black Friday para lojas de e-commerce. E para você estar atento à data, convidamos nosso Account Manager, Mucio Gongora, Top 100 Global CS Strategist 2022, para trazer alguns insights para quem trabalha com atendimento ao cliente com foco em CX.
Boa leitura!
Dia do Consumidor: qual sua importância para o mercado brasileiro?
O dia do consumidor é comemorado no dia 15 de março, e é uma data mundialmente conhecida por celebrar os direitos do consumidor.
No mercado brasileiro é uma data mais do que consolidada, já sendo tratada pelo comércio como a “Black Friday” do primeiro semestre.
Os dados dos anos anteriores comprovam isso:
Em 2021 foi registrado um aumento de 85% de faturamento nas vendas (6,3 Bilhões) no período entre 2 a 15 de março comparado com o mesmo período do ano de 2022, segundo dados da All iN e Social Miner, em parceria com a Lett, Etus,Yapay, Neotrust, Clearsale, Octadesk, Tray e Opinion Box.
Em 2022 um levantamento feito nos primeiros 15 dias apresentou um faturamento de 7,3 Bilhões, sendo 722 milhões exatamente no dia 15 de março.
Esses dados mostram que além de ser uma data consolidada no comércio, é uma data extremamente aguardada pelo consumidor para aproveitar as melhores oportunidades com a sua marca. Assim, sua marca precisa estar atenta a como extrair o máximo potencial da data para o seu negócio.
Como aproveitar a data estrategicamente?
Agora, além de aproveitar as oportunidades dessa data, fique extremamente atento para um ponto que muitas vezes é negligenciado por empresas em datas comemorativas que tem um volume muito grande de pedidos: A experiência do usuário.
Imagina que você preparou tudo para conseguir trazer novos clientes e atrair pessoas para consumir o seu produto, e quando efetivamente começam a chegar esses clientes você:
– Não está com um time preparado para atender
– Não tem estrutura suficiente para dar conta dessa demanda
– Não está em diversos canais para conversar com o seu cliente (redes sociais e canais de atendimento)
Esses são alguns pontos que infelizmente podem acabar atrapalhando no processo de fidelização e conquista desse cliente.
Como garantir uma excelente experiência para o usuário?
Quer garantir uma excelente experiência para o seu usuário? Segue essas dicas:
– Atenda ele rápido
– Esteja em todas as redes (e já comece preparar essas redes antes para conversar bem com seu cliente)
– Dê todas as informações necessárias para seu time atender ele bem e de forma resolutiva
– Esteja extremamente atento aos prazos de entrega (se precisar aumente os prazos para evitar frustração)
Você quer vender para ele nessa data, mas além disso, quer garantir que ele retorne e compre em outros momentos.
Nesse caso, não negligencie a experiência do usuário, o bom atendimento, um suporte de qualidade e em especial, caso aconteça algum problema (durante ou após a compra do produto), tenha seu time preparado e consciente de que o foco é ser resolutivo e objetivo com o cliente.
Então fique ligado, aproveite essa data para trazer novos usuários, mas não esqueça que é uma excelente oportunidade de garantir novos clientes por mais tempo e não apenas compras pontuais, isso tudo, você garante através de uma excelente experiência do usuário e um time especializado no atendimento humanizado.”
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