Você já ouviu a frase “se está na internet, é verdade”? Isso acontece porque as pessoas acreditam muito em tudo que está no ambiente virtual.
Com a transformação digital que chegou com força nos últimos anos, o consumidor passou a utilizar as redes sociais como diários, onde contam experiências boas e ruins.
Isso impacta diretamente nos hábitos de compra do público.
A forma como a sua marca é vista é um dos principais fatores pelos quais seu negócio ganha novos clientes a cada dia. Por isso, manter uma boa reputação é essencial para o sucesso de qualquer empresa.
Além disso, os canais digitais são uma oportunidade de aproximar clientes e marcas, criando a conexão que gera a fidelização.
É por isso que toda empresa precisa saber muito bem como utilizar as redes sociais. Não basta mais criar um perfil e postar. A necessidade atual é entender cada canal e como o seu público se comporta por lá.
Com a rapidez com que as informações são disseminadas na internet, saber utilizar as redes de forma propositiva te coloca à frente de seus concorrentes.
Mas como fazer isso?
Listamos algumas dicas de como você pode usar as redes sociais para melhorar a reputação da sua empresa. Confira abaixo:
- Seja real
É muito fácil ser “outra pessoa” na internet, e empresas também podem passar por isso quando querem mostrar algo que não são.
Toda a comunicação deve ser a mesma, desde o off-line, o atendimento, até as redes sociais.
No caso de discrepâncias, a reputação da marca pode sofrer muito.
- Engaje seu público
O engajamento é a principal métrica para validar se as ações dão resultado nas redes sociais. Já que não temos o sorriso ou o olhar do atendente, a interação digital é o que conta.
Ter seus comentários respondidos ou curtidos oferece ao cliente uma sensação de importância e conexão.
Engajamento gera engajamento. Ou seja, quanto mais você interagir, mais as pessoas vão interagir com você! Isso é um selo de boa reputação.
- Seja ágil
Os comentários negativos necessitam ainda mais atenção do que os positivos.
Ser ágil nas respostas é essencial para evitar uma onda negativa, que pode tornar proporções muito grandes.
- Seja (cri)ativo
POSTE! Não adianta estar nas redes sociais e não mostrar que está.
Fotos, vídeos, gifs, teste a performance de conteúdos e aposte nos que mais lhe derem resultados.
Seja criativo e saia da caixinha: que tal mostrar os bastidores e as pessoas que trabalham na empresa em um dia de trabalho?
Abuse das tendências. Que tal filmar algum desafio ao melhor estilo TikTok? Já experimentou os Reels, do Instagram?
A criatividade também chama atenção e os seguidores, que adoram ver as marcas antenadas.
- Não se esqueça do Reclame Aqui
O Reclame Aqui também é considerado uma rede social quando o assunto é a reputação de uma marca.
Afinal é lá que as pessoas pesquisam para saber os pontos negativos de um negócio.
O monitoramento do Reclame Aqui é essencial para a reputação. Manter os rankings e níveis altos na plataforma pode ajudar a atrair novos clientes.