As redes sociais são os canais onde os consumidores passam mais tempo. Seja por seus smartphones ou – cada vez menos – pelo computador, plataformas como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter dominam a atenção das pessoas.
Por isso, criar e manter uma presença digital efetiva já se tornou um fator de sucesso para as empresas que querem se conectar com seus clientes.
Por muito tempo as marcas estiveram distantes do público. Havia um padrão de comunicação e linguagem que mostrava empresas sem muita personalidade.
Hoje, marcas que querem fazer parte da vida do consumidor precisam mostrar seu lado humano para criar relações genuínas e conquistá-los.
Diálogos muito institucionalizados ficaram para trás. As conversas precisam ser fluidas e transmitir o conceito da marca sem forçar.
Só assim o cliente se identifica e passa a confiar para, então, comprar o produto.
Mas como estabelecer esse relacionamento humanizado e que conquista o consumidor?
Confira algumas dicas a seguir.
As redes sociais não são propagandas de TV
Hoje em dia a humanização das marcas é algo essencial. Com cada vez mais personalidade e voz ativa, o cliente se identifica de maneira muito mais fácil, principalmente nas redes sociais, que são ambientes descontraídos e sociais.
As interações são orgânicas. Não há tantas automatizações, uma vez que a ideia é sempre passar uma boa sensação de proximidade, contribuindo para a experiência do cliente.
Além disso o conteúdo também é efêmero e leve. As pessoas buscam pontos de identificação, e as marcas, por sua vez, precisam testar diversas ações para cativá-las.
Mas por que estar próximo do público é tão importante?
Quanto mais identificação sentir, o cliente se sente confortável para consumir seu produto ou serviço.
O próximo passo é a fidelização, que só pode ser alcançada com um relacionamento nutrido por ações que realmente façam a diferença na vida daquele consumidor.
Vender bem para vender sempre
Como você já deve ter percebido, estratégias como essa melhoram a experiência do cliente, aumentam a fidelização e a reputação da marca como um todo.
Esses parâmetros podem parecer não estar diretamente ligados à venda. Mas, na verdade, eles estão mais conectados do que você imagina.
Proporcionar uma boa experiência gera uma lembrança boa da marca para o cliente. Isso é um diferencial, que, no momento da compra, influenciará se ele escolherá o seu produto ou o do concorrente.
Isso ainda aumenta a recorrência de clientes e o ciclo de consumo do produto ou serviço que está sendo vendido.
Conheça seu público mais do que ninguém
Ao criar estratégias nas redes sociais, tudo que é postado, o posicionamento da empresa e todas as ações e pontos de contato são baseados no público alvo.
Afinal, como gerar identificação com um público que você não conhece?
Ao analisar e estruturar o público da maneira correta, fica muito mais fácil conversar com ele.
É por isso que a identificação fica mais fácil ao humanizar a marca.
Você já deve ter tido contato com uma pessoa que tem os mesmos gostos que você, não é mesmo?
Provavelmente foi mais fácil criar um laço com essa pessoa do que com alguém que não tem essas características em comum.
Na relação entre marcas e clientes, o processo é o mesmo.
Sempre que criar uma estratégia nas redes sociais, tenha em mente que, para gerar identificação, é necessário se importar realmente com o público, passando sempre os valores da marca e interagindo da forma mais orgânica possível.