Quando falamos em SAC é muito fácil pensar naquele atendimento criado nos anos 90. Contato via telefone, pouco resolutivo e que cria insatisfação instantânea no consumidor.
Esse conceito tem ficado cada vez mais para trás.
Hoje, o atendimento precisa ser resolutivo, humanizado e ainda proporcionar uma boa experiência ao cliente.
O SAC 4.0 traz exatamente essa ideia aliada ainda a todas as otimizações que a transformação digital trouxe às empresas.
Podemos resumir o conceito em uma revolução no atendimento ao cliente. Trata-se da tendência que chegou para mostrar às empresas a real necessidade de se adequar aos novos hábitos de consumo.
Enquanto o SAC tradicional fornece um atendimento simples aos clientes utilizando ferramentas como e-mail e telefone, o 4.0 integra todos os canais para oferecer um atendimento totalmente conectado.
Maior velocidade de resposta, mais eficiência nos contatos, autoatendimento 24 horas e uma enorme gama de possibilidades abrangem esse conceito que visa entregar a melhor experiência ao cliente.
Além disso, os processos são otimizados, proporcionando formas ainda mais rápidas de interagir pelo time de atendimento. O objetivo é integrar tudo de maneira a criar um ecossistema beneficiário tanto ao consumidor quanto à empresa.
O SAC 4.0 está ligado diretamente à tendência Omnichannel – saiba mais sobre o conceito de Omnichannel –, aquela em que todas as plataformas e redes estão interligadas e conversam entre si.
A personalização das mensagens e a pro atividade em relação a identificação e resolução de problemas também são características marcantes, assim como a humanização do atendimento, que garante maior conexão com o consumidor.
Quais são os benefícios do SAC 4.0?
Um dos principais pontos positivos é a quebra da barreira de tempo.
Isso porque, com as comunicações interligadas e conectadas, o atendimento passa a ser quase ininterrupto.
O uso de chatbots, por exemplo, e a atualização constante do FAQ são maneiras de garantir o atendimento 24 horas. Assim, você não deixa o cliente sem uma resposta mesmo quando não tem atendentes disponíveis.
Lembre-se, porém, de que utilizar automações no atendimento necessita de uma boa estratégia e a aplicação correte. Automatizar sem nenhum plano pode causar sérios problemas para o relacionamento da sua empresa com o consumidor.
Outro benefício do SAC 4.0 é a integração e centralização dos dados.
Ter uma base sólida de dados facilita para que o atendente conheça melhor o cliente e entregue uma boa experiência personalizada.
A personalização do atendimento faz com que o cliente entenda que a empresa se preocupa com ele. É uma relação mais próxima, o tornando parte de uma ‘comunidade’ e o aproximando da fidelização.
Esses benefícios garantem que a empresa consiga antecipar demandas – positivas e negativas – e trabalhar na agilidade de resposta, oferecendo uma experiência diferenciada.
O SAC 4.0 é a tecnologia em prol do atendimento o cliente que veio para agilizar e facilitar a relação da marca com seus consumidores.