O pós-venda é um excelente caminho para fidelizar os clientes e vender de maneira recorrente. Ao estabelecer um bom relacionamento, você aproxima o consumidor de uma nova compra, mas é preciso tomar cuidado para não acabar fazendo o contrário.
Muitas empresas utilizam o pós-venda apenas como uma maneira de encaminhar ofertas e ações de venda direta. No entanto, o cliente nem sempre está pronto para essa nova compra naquele momento.
A fase que se inicia após a venda é uma oportunidade valiosa para estreitar os laços com o cliente. Mas qual é a melhor maneira de se fazer isso?
Neste post preparamos uma lista com os 3 canais ideais para fazer pós-venda e como otimizar esse processo para aproximar a sua empresa dos clientes.
E-mail Marketing
O e-mail marketing não deve ser só aquele canal para disparar promoções e ofertas. O pós-venda também funciona muito bem por este canal, principalmente quando falamos sobre feedback e experiência do cliente com o produto.
Redes sociais
Canais como Facebook, Instagram e LinkedIn já fazem parte da vida dos brasileiros. E com as empresas não deve ser diferente.
As redes sociais são amplamente utilizadas para interação de marca com o público, mas ainda pouco valorizadas para estratégias de pós-venda.
Por outro lado, dentro destas plataformas o diálogo com o consumidor é muito mais simples e rotineiro. Isso torna as tarefas específicas da estratégia ainda mais simples, mesmo que precisem ser adaptadas aos moldes destes canais.
O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais utilizados no Brasil. 98% dos usuários de smartphone em território brasileiro o aplicativo diariamente.
Sua popularidade é tão alta por aqui que muitos consideram o principal meio de comunicação digital dos brasileiros.
Por isso, este é um canal indispensável para empresas que buscam um pós-venda eficiente.
Mas cuidado! Se o WhatsApp não for utilizado com cautela, pode vir a ser visto como um meio de contato invasivo. Por isso, muita cautela ao planejar o uso deste canal.
Como otimizar os canais pós-venda on-line
Antes de tudo, é necessário ter em mente que o cliente busca uma boa experiência ao entrar em contato com a marca. O pós-venda é uma etapa importantíssima, que pode definir o futuro da relação entre cliente e empresa.
Dispor o canal digital que o cliente prefere já é visto uma ótima impressão da marca. Além disso, ainda aumenta as chances de manter um bom relacionamento. Mas não se limite ao básico.
O consumidor, na maioria das vezes, já entra em contato com o pós-venda quando está insatisfeito.
Significa que o fato de receber a reclamação da melhor forma é muito importante para poder tranquilizá-lo e buscar resolver o problema o mais rápido possível.
Por fim, sempre que possível foque em otimizar a experiência do cliente, assim como o atendimento pós-venda. Ou seja, o ideal para esse tipo de serviço é sempre proporcionar um atendimento humanizado e também resolutivo.
Desta maneira, o cliente sempre sairá satisfeito e muito mais propenso a continuar consumindo seu produto.
O pós-venda não é um trabalho pontual, mas um serviço contínuo. Quanto mais aprimorado e constante, o resultado será mais clientes satisfeitos.