O atendimento humanizado tem como pilar principal colocar o cliente no centro da estratégia. Isso significa estar mais próximo do consumidor, propor um diálogo fluido e realmente entender todas as suas necessidades, diferenciando-se dessa forma de um modelo de atendimento mais tradicional.
Mesmo com inovações, como as dos chatbots, que facilitam de certa forma as interações entre empresa e o cliente, as pessoas ainda preferem o atendimento humanizado.
Afinal, é bem difícil encantar os clientes com interações automáticas, frias e impessoais, não é mesmo?
Portanto, humanizar o atendimento trata-se de criar uma conexão real com o consumidor. Ao demonstrar real interesse em solucionar o problema, as chances de proporcionar uma boa experiência crescem exponencialmente.
Veja a seguir mais detalhadamente a essência do que é atendimento humanizado e como ele traz diversos benefícios para sua empresa.
O que você verá neste artigo:
O que é atendimento humanizado?
Como implementar na sua empresa?
3 benefícios do atendimento humanizado
O que é atendimento humanizado?
De maneira geral, atendimento humanizado é todo e qualquer tipo de atendimento que busca acima de tudo uma experiência que leve empatia para quem está recebendo um suporte, seja por telefone, redes sociais ou até mesmo pessoalmente.
Nesse cenário, esse tipo de atendimento busca eliminar aspectos robóticos e deixar processos burocráticos menos frustrantes para quem for receber um atendimento.
Além disso, quanto mais vínculo humano existir em uma relação empresa / consumidor, por exemplo, maiores são as chances de aumentar o laço de confiança entre esse consumidor e a empresa.
Vale destacar também que mesmo em processos automatizados, é importante que a interação seja humanizada sempre que possível.
Por fim, de maneira geral, o atendimento humanizado tem como objetivo criar um vínculo mais próximo com o atendido por meio de processos empáticos.
Como implementar na sua empresa?
Para aplicar o atendimento humanizado na operação da sua empresa, é sempre importante seguir os seguintes passos. Acompanhe!
Sempre aplique treinamentos em sua equipe de atendimento
Se não houver uma comunicação interna clara e objetiva sobre a importância de se realizar um atendimento humanizado, sem dúvida, será mais difícil sua aplicação.
Por essa razão, aplique treinamentos constantes com as melhores práticas e técnicas sobre o tema para alinhar o mesmo discurso com o cliente em toda a operação de atendimento.
Leia: Como garantir atendimento de qualidade na Black Friday
Não deixe de usar tecnologia a fazer do seu atendimento
A humanização do atendimento ao cliente precisa ter a sensibilidade de um ser humano por trás dos processos. Entretanto, isso não significa que processos automatizados também não possam ser humanizados.
Usar a tecnologia ajuda a otimizar o atendimento, como em um atendimento de primeiro nível, por exemplo. Nesses casos, é possível estruturar um diálogo humanizado, mesmo de forma automática.
Leia também: Como a tecnologia ajuda a promover o atendimento humanizado?
Aplique atendimento humanizado em todos os canais da sua empresa
Para uma estratégia de humanização no atendimento, não faz muito sentido ter apenas um canal com essas boas práticas, pois implicaria em uma ruptura no processo de comunicação com os consumidores.
Nesse caso, é preciso, assim sendo, que todos os canais de atendimento da empresa sigam a mesma linha de comunicação. Dessa forma, cria-se um padrão de qualidade, independente do canal, e ainda melhora a reputação da marca perante os consumidores.
3 benefícios do atendimento humanizado
Existem muitos benefícios em aplicar um atendimento humanizado na operação de atendimento da sua empresa. A seguir, listamos alguns deles. Veja!
1. Melhora sua reputação de marca
Um dos maiores benefícios é a fidelização de clientes. Ao atingir a satisfação no atendimento, o consumidor passa a depositar mais confiança na empresa.
Assim sendo, uma boa experiência ainda o fará ficar marcado pelo momento, garantido uma boa impressão para ele e fazendo até mesmo ele recomendar a empresa para outras pessoas.
2. Progresso no ambiente de trabalho
Do mesmo modo que é ótimo para os clientes, o atendimento humanizado tem efeito sobre colaboradores também. Assim, a tendência é que a empatia contagie a todos.
O clima no trabalho se torna mais agradável, criando uma atmosfera confortável para todos que vivem ali. Assim, em muitas ocasiões, as equipes acabam se tornando mais produtivas e felizes.
3. Aumento no faturamento
Ao satisfazer mais clientes portanto fica muito mais fácil conquistá-los. A fidelidade alcançada, junto à confiança do consumidor, resulta no crescimento da base de clientes ativos da empresa.
Ou seja, quanto mais clientes satisfeitos, maiores são as chances deles consumirem os seus produtos. Portanto, é possível mantê-los por mais tempo, agregando novas vendas e aumentando o faturamento.
Leia também: Benefícios da terceirização de atendimento ao cliente
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