O termo Social Listening, traduzido para o português ao pé da letra, se refere à ‘escuta social’. Mas o que é isso? Trata-se de uma estratégia envolvendo várias ações com o objetivo de entender mais sobre o seu público-alvo e como ele vê a sua empresa.
Pode parecer complicado, mas não se preocupe. É mais simples do que parece.
Cada vez mais as redes sociais vêm ganhando força no setor comercial.
Com as pessoas passando cada vez mais tempo utilizando plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, por exemplo, muitas empresas têm voltado seus esforços para estabelecer uma forte conexão com os clientes nestes canais digitais.
Mas você sabia que é possível mapear se a opinião das pessoas sobre a sua marca é positiva ou negativa?
Muito além de vender pela internet, empresas já têm buscado entender sua própria imagem perante os clientes utilizando justamente a estratégia de Social Listening.
Como funciona o Social Listening
Quem é o seu público? Como ele se sente em relação à sua marca? O que ele realmente quer e como você pode criar uma conexão com ele de maneira mais eficaz?
Se você procura respostas para este tipo de pergunta, o Social Listening é o que você precisa.
O Social Listening é um processo que vai além do monitoramento. Tem como objetivo escutar o que o seu público está te dizendo e criar, através dessa coleta de dados, novas oportunidades e insights variados.
É sair dos momentos táticos e ir para os estratégicos. A ideia de acompanhar em tempo real o que as pessoas estão falando sobre a sua empresa é um dos melhores caminhos para afiar seu planejamento de comunicação em geral.
Mas a proposta desse processo é ir muito além de simplesmente ficar atento às suas notificações!
As pessoas usam as redes sociais, principalmente, para participar de conversas. Nesse contexto, as empresas que conseguem participar destas conversas de forma natural ou apenas acompanhar assuntos relacionados que forem de interesse conseguem sair na frente dos concorrentes.
Também é importante reconhecer que a potencialidade do Social Listening vai muito além do que apenas prevenir crises.
É entender por que, onde e como as conversas que envolvem seu negócio de forma indireta estão acontecendo e o que as pessoas pensam — não apenas o fato de estarem marcando ou mencionando sua marca diretamente.
Isso irá te ajudar a criar uma estratégia de engajamento muito mais eficaz.
Ouvir os clientes é saber o que eles querem
Prestar atenção nos detalhes é essencial para criar uma abordagem compatível para conquistar uma aproximação e criar um relacionamento saudável com o seu público.
Um bom primeiro passo é analisar suas palavras-chave. Com elas você consegue saber o que as pessoas estão falando, seja sobre sua empresa, seu produto, seus concorrentes ou até sobre o segmento como um todo.
Depois disso é só estabelecer uma frequência de monitoramento e registrar seus dados de forma contínua. Assim, você conseguirá analisar como estão os resultados ao longo do tempo.
Quanto mais você apurar dados, mais controle sobre a narrativa da sua marca você vai ter. Assim, sua empresa se fortalece e constrói uma imagem mais sólida em união ao público.
Tente imaginar o Social Listening como um violão. Para alcançar as notas corretas é necessário afina-lo. A afinação é feita com muitos ajustes, ouvindo atentamente o som das cordas, até chegar ao ponto exato e voilá! Alcança a nota exatamente como ela deveria ser e todos escutam uma melodia linda no final.
A comunicação nas redes sociais segue o mesmo caminho. Utilize o Social Listening para afinar sua estratégia de comunicação e criar uma verdadeira conexão com o seu público nos canais digitais.