A jornada de compra é a chave para entender o comportamento do cliente. Mas quais são os mistérios que envolvem esse termo tão utilizado atualmente?
Há uma enorme importância em entender o hábito dos clientes, ouvi-los e atende-los da melhor maneira. Cada pessoa busca uma experiência cada vez mais personalizada, o que torna a jornada do consumidor ainda mais necessária.
Mas, na verdade, não há mistério. Neste artigo vamos esclarecer todos os detalhes para te ajudar a entender mais sobre a jornada de compra do consumidor e como ela pode otimizar os resultados da sua empresa.
O que é jornada de compra?
Também conhecida como jornada do consumidor, trata-se do ‘caminho’ que a pessoa percorre até a compra. Desde o primeiro contato com a sua empresa até o momento da compra, onde se torna um cliente, cada passo é mapeado dentro da jornada de compra.
Digamos que o cliente encontrou sua empresa nas redes sociais, se tornou um seguidor e passou a acompanhar suas postagens. Só após um mês, depois de reagir a diversos posts, ele se tornou um comprador.
Quando ele conheceu sua empresa, talvez não estivesse no momento de decisão de compra. Ao longo do tempo, porém, a influência dos posts atraiu a atenção dele, que então passou a considerar comprar o seu produto.
Ao entender o comportamento do consumidor, você consegue tornar sua comunicação e ações de marketing ainda mais assertivas. Além de otimizar seus resultados, você ganhará ainda mais relevância junto aos clientes.
As 4 etapas básicas da jornada de compra
A jornada é construída por etapas importantes para identificar o momento em que o cliente se encontra: aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; consideração da solução; decisão de compra.
A quantidade de fases neste processo pode variar. Antes de definir, porém, é preciso descobrir mais e conhecer a fundo sua persona para traçar uma jornada que realmente faça sentido para o seu consumidor e o seu tipo de produto.
- Aprendizado e descoberta
Na primeira etapa, o potencial cliente ainda imagina que tem um problema ou necessidade específico. Por isso, a missão, aqui, é chamar a atenção da pessoa.É nesta fase de aprendizado que os seus conteúdos devem apresentar dicas e informações cotidianas para conquistar a atenção do público. Assim, ficará mais fácil despertar a vontade de compra nas próximas fases. - Reconhecimento do problema
A segunda etapa é a de reconhecimento. Trata-se do momento em a pessoa começa a identificar que precisa de algo que sua empresa pode oferecer. Essa é a hora de incentivar o interesse por soluções mais específicas.
A ideia é que a empresa ofereça um conteúdo que ajude a responder os principais questionamentos que o comprador em potencial já começou a se fazer e motivar cada vez mais a intenção de compra. - Consideração da solução
Assim chegamos à terceira etapa: consideração da solução. O prospecto já criou o interesse e está pronto para procurar possibilidades.
É fundamental seguir alimentando a vontade do potencial comprador com informações relevantes que o façam desejar cada vez mais.
Aposte nos detalhes e assim, a chance de você influenciar ele a chegar à próxima etapa, que é a de decisão, é muito maior. - Decisão de compra
Nessa etapa final a decisão é o prêmio! A pessoa já passou por todas as etapas anteriores e está pronta para fechar negócio.
Agora, a missão é convencê-la de que a sua empresa vai entregar a solução que ela precisa com o seu produto.
Para conquistar de vez o cliente, o ideal é oferecer algo a mais. Mostre algo que realmente solucione o problema, use a criatividade para aguçar o interesse e finalmente conquistar o sim do seu cliente.
Se você não fizer, seu concorrente certamente vai fazer.
Leia também: Jornada do Cliente: o que é, etapas e como estruturar
Percebeu a importância?
A jornada de compra do cliente é um processo muito poderoso e que faz a diferença. Entender o conceito e a partir dele criar ações personalizadas é uma das maiores dicas do marketing digital profissional para aumentar as chances de sucesso.
E vale a ressalva: não se esqueça de continuar analisando o seu público-alvo. Ao fazer isso você irá sempre estar se atualizando e entendendo cada vez mais o perfil do seu cliente.